Vacinas COVID-19: respostas diretas a perguntas comuns

Pedimos a especialistas respostas claras para as dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre a segurança e a eficácia das vacinas COVID-19

Se você tem reservas sobre se deve ou não tomar uma vacina COVID-19, você não está sozinho.

Uma pesquisa recente da Kaiser Family Foundation descobriu que 15 por cento das pessoas que vivem em áreas rurais e 18 por cento que vivem em áreas urbanas se classificam na categoria “esperar para ver” quando questionadas se seriam vacinadas contra COVID-19 . 

Existem muitas razões que podem explicar por que algumas pessoas estão menos dispostas a fazer a fila para a vacinação, incluindo questões persistentes sobre segurança, efeitos colaterais e como as vacinas funcionam contra novas variantes do vírus.

Além disso, as barreiras ao acesso às vacinas continuam sendo um problema significativo para muitas pessoas, especialmente para membros de comunidades negras e outras comunidades marginalizadas. 

Conversamos com a Dra. Reed Tuckson , cofundadora da Black Coalition Against COVID-19 , e Linda Goler Blount , MPH, presidente e CEO do Black Women’s Health Imperative , para obter respostas claras a algumas das perguntas mais comuns sobre COVID -19 vacinas.

1. Posso obter COVID-19 com a vacina?

“É absolutamente impossível para a vacina dar COVID a alguém. Não há mecanismo pelo qual isso possa ocorrer ”, disse Tuckson.

A razão, explicou ele, é que a vacina não contém o vírus inteiro, então não pode causar infecção.

Em vez disso, a vacina ajuda o sistema imunológico do corpo a desenvolver ferramentas para combater infecções futuras.

2. A vacina pode causar infertilidade?

Tuckson disse que não há evidências para apoiar quaisquer alegações de que a vacina pode afetar a fertilidade, e que isso não é algo com que as pessoas devam se preocupar.

“Temos informações fortes e inequívocas de que nenhuma das vacinas disponíveis no mercado tem impacto sobre a fertilidade”, disse ele.

3. Devo tomar a vacina se já tiver tomado COVID-19?

Tuckson recomenda que qualquer pessoa que já tomou COVID-19 seja vacinada, porque atualmente não sabemos exatamente quanto tempo dura a imunidade após a recuperação de uma infecção.

A pesquisa mais recente sugere que a imunidade pode durar 8 meses ou mais, mas os especialistas dizem que mais pesquisas são necessárias.

“Recomendamos que as pessoas sejam vacinadas para que nós, e você como indivíduo, tenhamos mais confiança de que está protegido por um longo período de tempo”, disse Tuckson.

4. E quanto às variantes do coronavírus?

Tuckson está preocupado com o fato de as variantes do coronavírus representarem uma séria ameaça. Alcançar a imunidade coletiva é a única maneira de manter a pandemia sob controle, disse ele.

“Imunidade de rebanho” é um termo científico. Isso significa que um número suficiente de pessoas na população tem imunidade a uma doença para impedir que ela se espalhe.

“Então, este é o momento mais crítico de toda essa pandemia. Estamos tão perto da linha de chegada ”, disse Tuckson.

“Estamos em uma corrida total para a linha de chegada para ver se podemos vacinar pessoas suficientes para criar imunidade coletiva antes que as variantes assumam o controle, ou surjam novas variantes que serão resistentes às vacinas que temos atualmente, ” ele disse. 

5. E quanto aos efeitos colaterais?

“Eu geralmente não uso o termo ‘efeitos colaterais’ porque faz com que pareça algo anormal”, explicou Tuckson.

“O que a maioria das pessoas refere [quando dizem que estão experimentando] efeitos colaterais é [na verdade] que a vacina está fazendo o que se destina a fazer, que é aumentar o sistema imunológico”, disse ele. 

Tuckson disse que, embora as pessoas possam se sentir ligeiramente desconfortáveis ​​por um curto período de tempo com sintomas semelhantes aos da gripe e do resfriado, esses são apenas sinais do sistema imunológico respondendo à vacina e criando imunidade para combater o vírus.

Ele também destacou que, na maioria dos casos, esse desconforto empalidece em comparação com a gravidade do próprio desenvolvimento do COVID-19, que já matou mais de 578.000 pessoas apenas nos Estados Unidos.

6. O que significa quando uma vacina é colocada em espera? É perigoso?

Tuckson aplaudiu os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Food and Drug Administration (FDA) por interromperem a vacina Johnson & Johnson algumas semanas atrás, após relatos de raros coágulos sanguíneos surgidos.

“Agindo por muita cautela, os cientistas avaliaram cuidadosamente os casos para determinar o número total de incidentes relacionados à vacina [e] as características da população de indivíduos afetados”, explicou ele.

“[Eles] foram capazes de propor orientações que informam as pessoas em risco potencial à medida que elas tomam suas próprias decisões pessoais de risco-benefício em relação ao uso da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson”, disse ele.

A vacina agora carrega um aviso de um risco raro de coágulos sanguíneos. Esses coágulos foram relatados principalmente em mulheres com idades entre 18 e 49 anos.

Fonte: Health Line

Faça sua consulta ou exame no Hospital Saint Patrick, entre em contato!

Outras notícias

Compartilhe esta notícia

Portal de resultados de exames

Precisa de ajuda?
Pular para o conteúdo