Conheça quais são os testes que os idosos precisam realizar se pretendem ter uma vida saudável e confortável.
Conforme você envelhece, sua necessidade de exames médicos regulares geralmente aumenta. Agora é quando você precisa ser proativo em relação à sua saúde e monitorar as mudanças em seu corpo.
Continue lendo para aprender sobre os testes comuns que os adultos mais velhos devem fazer.
Verificação de pressão arterial
Um em cada três adultos tem pressão sanguínea elevada, que é conhecida como hipertensão. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 64% dos homens e 69% das mulheres com idades entre 65 e 74 anos têm pressão alta.
A hipertensão é frequentemente chamada de “assassino silencioso” porque os sintomas podem não aparecer até que seja tarde demais. Aumenta o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. É por isso que é essencial verificar sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano.
Exames de sangue para lipídios
Níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos diminuem o risco de um ataque cardíaco ou derrame. Se os resultados dos testes mostrarem altos níveis de ambos, seu médico pode recomendar uma dieta melhor, mudanças no estilo de vida ou medicamentos para reduzi-los
Exame de câncer de colo retal
A colonoscopia é um exame em que o médico usa uma câmera para escanear seu cólon em busca de pólipos cancerígenos. Um pólipo é um crescimento anormal de tecido.
Após os 50 anos, você deve fazer uma colonoscopia a cada 10 anos. E você deve obtê-los com mais frequência se forem encontrados pólipos, ou se você tiver um histórico familiar de câncer colorretal. Um exame retal digital pode ser realizado para verificar se há massas no canal anal.
Um exame retal digital verifica apenas a parte inferior do reto, enquanto uma colonoscopia examina todo o reto. O câncer colorretal é altamente tratável se detectado precocemente. No entanto, muitos casos não são detectados até que tenham progredido para estágios avançados.
Vacinas
Receba um reforço antitetânico a cada 10 anos. E o CDC recomenda uma vacina anual contra a gripe para todos, especialmente para aqueles que estão com doenças crônicas.
Aos 65 anos, pergunte ao seu médico sobre uma vacina pneumocócica para proteger contra a pneumonia e outras infecções. A doença pneumocócica pode resultar em uma série de problemas de saúde, incluindo:
- pneumonia
- sinusite
- meningite
- endocardite
- pericardite
- infecções do ouvido interno
Todas as pessoas com mais de 60 anos também devem ser vacinadas contra o herpes zoster.
Exame óptico
A American Academy of Ophthalmology sugere que os adultos façam um exame de base aos 40 anos. O seu oftalmologista decidirá então quando os acompanhamentos são necessários. Isso pode significar exames de visão anuais, se você usar lentes de contato ou óculos, e a cada dois anos, se não usar.
A idade também aumenta as chances de doenças oculares como glaucoma ou catarata e problemas de visão novos ou agravantes.
Exame periodontal
A saúde bucal se torna mais importante com a idade. Muitos americanos mais velhos também podem tomar medicamentos que podem ter um efeito negativo na saúde bucal. Esses medicamentos incluem:
- anti-histamínicos
- diuréticos
- antidepressivos
- Problemas dentários podem levar à perda dos dentes naturais. Seu dentista deve realizar um exame periodontal durante uma de suas limpezas semestrais. Seu dentista fará um raio-X de sua mandíbula e examinará sua boca, dentes, gengivas e garganta em busca de sinais de problemas.
Teste auditivo
A perda auditiva costuma ser uma parte natural do envelhecimento. Às vezes, pode ser causado por uma infecção ou outra condição médica. A cada dois ou três anos, você deve fazer um audiograma
Um audiograma verifica sua audição em uma variedade de tons e níveis de intensidade. A maioria das perdas auditivas é tratável, embora as opções de tratamento dependam da causa e da gravidade de sua perda auditiva.
Escaneamento de densidade óssea
De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose , 75 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose no Japão, Europa e Estados Unidos. Tanto as mulheres quanto os homens correm o risco de desenvolver essa condição, porém as mulheres são afetadas com mais frequência.
A varredura da densidade óssea mede a massa óssea, que é um indicador chave da resistência óssea. Exames ósseos regulares são recomendados após os 65 anos , especialmente para mulheres.
Teste de vitamina D
Muitos brasileiro têm deficiência de vitamina D. Essa vitamina ajuda a proteger os ossos. Também pode defender contra doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
Você pode precisar que este teste seja realizado anualmente. Conforme você envelhece, seu corpo tem mais dificuldade para sintetizar vitamina D.
Triagem de hormônio estimulante da tireoide
Às vezes, a tireóide, uma glândula do pescoço que regula a taxa metabólica do corpo, pode não produzir hormônios suficientes. Isso pode causar lentidão, ganho de peso ou dores. Nos homens, também pode causar problemas como disfunção erétil.
Um simples exame de sangue pode verificar seu nível de hormônio estimulador da tireoide (TSH) e determinar se sua tireoide não está funcionando corretamente.
Verificação de pele
De acordo com a Fundação do Câncer de Pele , mais de 5 milhões de pessoas são tratadas para câncer de pele nos Estados Unidos a cada ano. A melhor maneira de detectá-lo precocemente é verificar se há manchas novas ou suspeitas e consultar um dermatologista uma vez por ano para um exame de corpo inteiro.
Teste de diabetes
De acordo com a American Diabetes Association , 29,1 milhões de americanos tinham diabetes tipo 2 em 2012. Todos deveriam ser examinados a partir dos 45 anos para a doença. Isso é feito com um teste de açúcar no sangue em jejum ou um teste de sangue A1C.
Mamografia
Nem todos os médicos concordam sobre a frequência com que as mulheres devem fazer um exame de mama e mamografia. Alguns acreditam que a cada dois anos é o melhor
A American Cancer Society diz que mulheres entre 45 e 54 anos devem fazer um exame clínico das mamas e uma mamografia anual. Mulheres com mais de 55 anos devem fazer um exame a cada 2 anos ou a cada ano, se assim desejarem.
Se o risco de câncer de mama for alto devido ao histórico familiar, seu médico pode sugerir um exame anual.
Esfregaço de Papanicolaou
Muitas mulheres com mais de 65 anos podem precisar de um exame pélvico regular e de um esfregaço de Papanicolaou. O esfregaço de Papanicolaou pode detectar câncer cervical ou vaginal. Um exame pélvico ajuda com problemas de saúde como incontinência ou dor pélvica. Mulheres que não têm mais colo do útero podem parar de fazer o teste de Papanicolaou.