Como funciona a quimioterapia

A quimioterapia é o uso de drogas para destruir as células cancerosas. Geralmente age impedindo que as células cancerosas cresçam, se dividam e produzam mais células. Como as células cancerosas geralmente crescem e se dividem mais rápido do que as células normais, a quimioterapia tem mais efeito sobre as células cancerosas. 

No entanto, os medicamentos usados ​​na quimioterapia são poderosos e ainda podem causar danos às células saudáveis. Esse dano causa os efeitos colaterais relacionados à quimioterapia .

Diferentes tipos de quimioterapia

O tratamento com esses medicamentos poderosos é chamado de quimioterapia padrão, quimioterapia tradicional ou quimioterapia citotóxica.

Como a quimioterapia trata o câncer?

Os médicos usam a quimioterapia de maneiras diferentes em momentos diferentes. Esses incluem:

  • Antes da cirurgia ou radioterapia para reduzir tumores. Isso é chamado de quimioterapia neoadjuvante.
  • Após a cirurgia ou radioterapia para destruir todas as células cancerosas remanescentes. Isso é chamado de quimioterapia adjuvante.
  • Como o único tratamento. Por exemplo, para tratar cânceres do sangue ou do sistema linfático, como leucemia e linfoma.
  • Para o câncer que volta após o tratamento, denominado câncer recorrente.
  • Para câncer que se espalhou para outras partes do corpo, denominado câncer metastático.

Os objetivos da quimioterapia

Os objetivos da quimioterapia dependem do tipo de câncer e de quão longe ele se espalhou. Às vezes, o objetivo do tratamento é livrar-se de todo o câncer e evitar que volte. Se isso não for possível, você pode receber quimioterapia para retardar ou desacelerar o crescimento do câncer.

Atrasar ou desacelerar o crescimento do câncer com quimioterapia também ajuda a controlar os sintomas causados ​​pelo câncer. A quimioterapia administrada com o objetivo de retardar o crescimento do câncer é às vezes chamada de quimioterapia paliativa.

Seu plano de quimioterapia

Existem muitos medicamentos disponíveis para tratar o câncer. Um médico especializado no tratamento do câncer com medicamentos, chamado oncologista médico, irá prescrever sua quimioterapia. Você pode receber uma combinação de medicamentos, porque às vezes funciona melhor do que apenas 1 medicamento.

Os medicamentos, a dose e o esquema de tratamento dependem de muitos fatores. Esses incluem:

  • O tipo de câncer
  • O tamanho do tumor, sua localização e se ou onde se espalhou. Isso é chamado de estágio do câncer.
  • Sua idade e saúde geral
  • Seu peso corporal 
  • Como você pode lidar bem com certos efeitos colaterais
  • Quaisquer outras condições médicas que você tenha
  • Tratamentos de câncer anteriores

Onde a quimioterapia é administrada?

Sua equipe de saúde pode administrar quimioterapia na clínica, no consultório médico ou no hospital. Alguns tipos de quimioterapia são administrados por via oral e podem ser tomados em casa.

Quanto tempo leva a quimioterapia?

A quimioterapia geralmente é administrada por um período específico, como 6 meses ou um ano. Ou você pode receber quimioterapia enquanto funcionar.

Os efeitos colaterais de muitos medicamentos são graves demais para serem administrados diariamente. Os médicos geralmente administram esses medicamentos com intervalos, para que você tenha tempo para descansar e se recuperar antes do próximo tratamento. Isso permite que suas células saudáveis ​​se curem.

Por exemplo, você pode receber uma dose de quimioterapia no primeiro dia e depois ter 3 semanas de tempo de recuperação antes de repetir o tratamento. Cada período de 3 semanas é denominado ciclo de tratamento. Vários ciclos constituem um curso de quimioterapia. Um curso geralmente dura 3 meses ou mais.

Alguns cânceres são tratados com menos tempo de recuperação entre os ciclos. Isso é chamado de esquema de dose densa. Pode tornar a quimioterapia mais eficaz contra alguns tipos de câncer. Mas também aumenta o risco de efeitos colaterais. Converse com sua equipe de saúde sobre o melhor horário para você.

Como a quimioterapia é administrada?

A quimioterapia pode ser administrada de várias maneiras diferentes, que são discutidas a seguir.

Intravenosa (IV). Muitos medicamentos requerem injeção diretamente na veia. Isso é chamado de quimioterapia intravenosa ou IV. O tratamento leva de alguns minutos a algumas horas. Alguns medicamentos intravenosos funcionam melhor se você os tomar em alguns dias ou semanas. Você os leva por meio de uma pequena bomba para usar ou carregar. Isso é chamado de quimioterapia de infusão contínua.

Oral. Você pode tomar alguns medicamentos por via oral. Eles podem estar em uma pílula, cápsula ou líquido. Isso significa que você pode retirar seu medicamento na farmácia e levá-lo em casa. Os tratamentos orais para o câncer são agora mais comuns. Alguns desses medicamentos são administrados diariamente e outros com menos frequência. Por exemplo, um medicamento pode ser administrado diariamente durante 4 semanas, seguido por um intervalo de 2 semanas.

Injetada. É quando você recebe quimioterapia por injeção. A injeção pode ser aplicada em um músculo ou injetada sob a pele. Você pode receber essas injeções no braço, perna ou abdômen. Abdômen é a palavra médica para sua barriga.

Quimioterapia em uma artéria. Uma artéria é um vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para outra parte do corpo. Às vezes, a quimioterapia é injetada em uma artéria que vai diretamente ao câncer. Isso é chamado de quimioterapia intra-arterial ou IA.

No peritônio ou abdômen. Para alguns tipos de câncer, a medicação pode ser colocada diretamente em seu abdômen. Esse tipo de tratamento funciona para cânceres que envolvem o peritônio. O peritônio cobre a superfície interna do abdômen e envolve os intestinos, o fígado e o estômago. O câncer de ovário é um tipo de câncer que freqüentemente se espalha para o peritônio.

Tópica. Você pode fazer alguns tipos de quimioterapia em um creme para colocar na pele. Você pega o remédio na farmácia e leva em casa.

Outros tratamentos medicamentosos para o câncer

Os medicamentos tradicionais usados ​​para quimioterapia são uma parte importante do tratamento de muitos tipos de câncer. Os medicamentos afetam as células cancerosas e as células saudáveis. Mas os cientistas desenvolveram medicamentos mais novos que funcionam mais especificamente para tratar o câncer. Esses tratamentos causam diferentes efeitos colaterais.

Os médicos podem usar esses novos medicamentos contra o câncer como o único tratamento medicamentoso. Mas muitas vezes são adicionados à quimioterapia tradicional. Esses tipos de tratamento incluem:

Terapia hormonal. Esses tratamentos alteram a quantidade de hormônios em seu corpo. Hormônios são substâncias químicas que seu corpo produz naturalmente. Eles ajudam a controlar a atividade de certas células ou órgãos. Os médicos usam a terapia hormonal porque os níveis hormonais controlam vários tipos de câncer. Isso inclui alguns cânceres de mama e de próstata .

Terapia direcionada. Esses tratamentos têm como alvo e desabilitam genes ou proteínas encontrados nas células cancerosas que as células cancerosas precisam para crescer.

Imunoterapia. Esse tipo de tratamento ajuda as defesas naturais do corpo a combater o câncer. A imunoterapia é agora uma parte importante do tratamento para vários tipos de câncer e terá um papel cada vez mais importante no tratamento no futuro.

Outras notícias

Compartilhe esta notícia

Portal de resultados de exames

Precisa de ajuda?
Pular para o conteúdo