Quem deve ser examinado para câncer de pulmão?

Triagem significa o teste de uma doença quando não há sintomas ou histórico dessa doença. Os médicos recomendam um teste de rastreamento para encontrar uma doença no início, quando o tratamento pode funcionar melhor.

O único teste de rastreamento recomendado para câncer de pulmão é a tomografia computadorizada de baixa dose (também chamada de tomografia computadorizada de baixa dose ou LDCT). Durante uma varredura LDCT, você deita sobre uma mesa e uma máquina de raios-X usa uma baixa dose (quantidade) de radiação para fazer imagens detalhadas de seus pulmões. A varredura leva apenas alguns minutos e não é dolorosa.

Quem deve fazer a tomografia?

A triagem anual de câncer de pulmão com LDCT para pessoas que—

  • Tem um histórico de tabagismo de 20 maços-ano ou mais, e
  • Fume agora ou parei nos últimos 15 anos, e
  • Têm entre 50 e 80 anos.

Um maço-ano fuma em média um maço de cigarros por dia durante um ano. Por exemplo, uma pessoa poderia ter uma história de 20 maços-ano fumando um maço por dia por 20 anos ou dois maços por dia por 10 anos.

Riscos de triagem

O rastreamento do câncer de pulmão tem pelo menos três riscos –

  • Um teste de rastreamento de câncer de pulmão pode sugerir que uma pessoa tem câncer de pulmão quando nenhum câncer está presente. Isso é chamado de resultado falso-positivo. Resultados falso-positivos podem levar a exames de acompanhamento e cirurgias desnecessárias e podem apresentar mais riscos.
  • Um teste de rastreamento de câncer de pulmão pode encontrar casos de câncer que podem nunca ter causado um problema para o paciente. Isso é chamado de sobrediagnóstico. O sobrediagnóstico pode levar a um tratamento desnecessário.
  • A radiação de testes repetidos de LDCT pode causar câncer em pessoas saudáveis.

É por isso que o rastreamento do câncer de pulmão é recomendado apenas para adultos com alto risco de desenvolver a doença por causa de seu histórico de tabagismo e idade, e que não têm um problema de saúde que limite substancialmente sua expectativa de vida ou sua capacidade ou vontade de ter pulmão cirurgia, se necessário.

Se você está pensando em ser examinado, converse com seu médico. Se o rastreamento do câncer de pulmão for adequado para você, seu médico poderá encaminhá-lo para um centro de rastreamento de alta qualidade.

A melhor maneira de reduzir o risco de câncer de pulmão é não fumar e evitar o fumo passivo. O rastreamento do câncer de pulmão não é um substituto para parar de fumar.

Quando a triagem deve parar?

A Força-Tarefa recomenda que o rastreamento anual do câncer de pulmão pare quando a pessoa que está sendo examinada—

  • Faz 81 anos, ou
  • Não fumou há 15 ou mais anos, ou
  • Desenvolve um problema de saúde que o torna relutante ou incapaz de fazer uma cirurgia se for detectado câncer de pulmão.

Faça uma tomografia no Hospital Saint Patrick, tenha um exame de alta qualidade perto de você!

Outras notícias

Compartilhe esta notícia

Portal de resultados de exames

Precisa de ajuda?
Pular para o conteúdo