Existem vários tipos de endoscopia. Em uma endoscopia digestiva alta (GI), o médico coloca um endoscópio pela boca e desce pelo esôfago. Um endoscópio é um tubo flexível com uma câmera acoplada.
Seu médico pode solicitar uma endoscopia digestiva alta para descartar úlceras pépticas ou problemas estruturais, como bloqueio no esôfago. Eles também podem realizar o procedimento se você tiver doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou se eles suspeitarem que você possa ter.
Uma endoscopia digestiva alta também pode ajudar a determinar se você tem uma hérnia de hiato, que ocorre quando a parte superior do estômago sobe pelo diafragma e chega ao peito.
É importante se preparar para uma endoscopia digestiva alta para garantir que o procedimento ocorra sem problemas. Seu médico lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a endoscopia, mas aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar a garantir que você esteja pronto.
1. Discuta condições ou problemas médicos
Informe o seu médico se estiver grávida ou tiver quaisquer problemas de saúde, como doenças cardíacas ou câncer . Esta informação ajuda o seu médico a saber se deve tomar as precauções necessárias para realizar o procedimento da forma mais segura possível.
2. Mencione medicamentos e alergias
Você também deve informar o seu médico sobre quaisquer alergias que você tenha e sobre quaisquer medicamentos prescritos e sem prescrição que esteja tomando. O seu médico pode dizer-lhe para mudar a sua dosagem ou parar de tomar certos medicamentos antes da endoscopia. Alguns medicamentos podem aumentar o risco de sangramento durante o procedimento. Esses medicamentos incluem:
- medicamentos antiinflamatórios
- varfarina (Coumadin)
- heparina
- aspirina
- qualquer diluente de sangue
Quaisquer medicamentos que causem sonolência podem interferir nos sedativos que o procedimento exige. Medicamentos ansiolíticos e muitos antidepressivos podem afetar sua resposta ao sedativo.
Se você toma insulina ou outros medicamentos para controlar o diabetes, é importante fazer um plano com seu médico para que o açúcar no sangue não fique muito baixo.
Não altere a sua dosagem diária, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
3. Conheça os riscos do procedimento
Certifique-se de compreender os riscos do procedimento e as complicações que podem ocorrer. As complicações são raras, mas podem incluir o seguinte:
- A aspiração ocorre quando o alimento ou líquido entra nos pulmões. Isso pode acontecer se você comer ou beber antes do procedimento. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico sobre o jejum para evitar esta complicação.
- Uma reação adversa pode ocorrer se você for alérgico a certos medicamentos, como os sedativos que você administra para relaxar durante o procedimento. Esses medicamentos também podem interferir com outros medicamentos que você pode estar tomando. Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando.
- O sangramento pode ocorrer se os pólipos forem removidos ou se uma biópsia for realizada. No entanto, o sangramento geralmente é mínimo e pode ser facilmente remediado.
- O rasgo pode acontecer na área que está sendo examinada. No entanto, isso é altamente improvável.