O trato digestivo desempenha um papel vital na sua saúde, pois é responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de resíduos.
Infelizmente, muitas pessoas sofrem de problemas digestivos como inchaço, cólicas, gases, dor abdominal, diarreia e prisão de ventre por vários motivos.
Certas condições, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), doença de Crohn, diverticulite e azia, podem colocá-lo em risco de problemas digestivos mais graves.
No entanto, mesmo uma pessoa saudável pode ter problemas digestivos devido a fatores como a falta de fibras ou alimentos ricos em probióticos em sua dieta.
Aqui estão os 6 melhores alimentos para melhorar sua digestão.
1. Iogurte
O iogurte é feito de leite fermentado, geralmente por bactérias do ácido láctico.
Ele contém bactérias amigáveis conhecidas como probióticos , que são bactérias boas que vivem em seu trato digestivo e podem ajudar a melhorar a digestão, mantendo seu intestino saudável.
Embora os probióticos ocorram naturalmente em seu intestino, aumentar sua ingestão por meio de alimentos como iogurte pode facilitar a digestão.
Os probióticos podem ajudar com problemas digestivos, como inchaço, prisão de ventre e diarreia. Eles também mostraram melhorar a digestão da lactose, ou açúcar do leite.
No entanto, nem todo iogurte contém probióticos. Ao fazer compras, certifique-se de procurar “culturas vivas e ativas” na embalagem.
2. Maçãs
As maçãs são uma fonte rica em pectina, uma fibra solúvel.
A pectina ignora a digestão em seu intestino delgado e, em seguida, é decomposta por bactérias amigáveis em seu cólon.
Aumenta o volume das fezes e, portanto, é comumente usado para resolver a constipação e a diarreia. Também foi demonstrado que diminui o risco de infecções intestinais, bem como a inflamação do cólon.
3. Funcho
A erva-doce, uma planta com um bulbo claro e longos caules verdes, é usada para dar sabor aos alimentos.
Seu conteúdo de fibra ajuda a prevenir a constipação e melhora a regularidade em seu trato digestivo.
A erva-doce também contém um agente antiespasmódico que relaxa os músculos lisos do trato digestivo. Essa ação pode reduzir os sintomas digestivos negativos como inchaço, flatulência e cólicas.
4. Kefir
O kefir é um produto lácteo cultivado, feito pela adição de “grãos” de kefir ao leite. Esses “grãos” resultam da mistura de fermento e bactérias com o leite e parecem ter benefícios digestivos.
Como os probióticos do iogurte, as culturas de kefir auxiliam na digestão da lactose, diminuindo alguns dos efeitos colaterais negativos associados à intolerância à lactose , como inchaço, cólicas e gases.
Em vários estudos, o kefir causou um aumento nas bactérias intestinais saudáveis que melhoram a digestão e uma queda simultânea nas bactérias nocivas.
O consumo de kefir também foi associado à diminuição da inflamação no intestino, melhorando ainda mais o processo de digestão.
5. Sementes de Chia
As sementes de chia são uma excelente fonte de fibra, o que faz com que formem uma substância gelatinosa no estômago, depois de consumidas. Eles funcionam como um prebiótico , apoiando o crescimento de bactérias saudáveis em seu intestino e contribuindo para uma digestão saudável.
Seu conteúdo de fibra também ajuda a promover a regularidade intestinal e fezes saudáveis.
RESUMO – O conteúdo de fibra das sementes de chia pode ajudar na digestão, promovendo o crescimento de probióticos no intestino e mantendo-o regular.
6. Mamão
A suculenta fruta tropical mamão contém uma enzima digestiva chamada papaína.
Auxilia durante o processo digestivo, ajudando a quebrar as fibras proteicas. Embora não seja necessário em sua dieta, pode ajudar na digestão de proteínas.
A papaína também pode aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), como constipação e distensão abdominal.
É comumente usado como a principal enzima em suplementos digestivos devido às suas capacidades gastrointestinais.
RESUMO – O mamão contém papaína, uma enzima digestiva forte que contribui para a digestão saudável das proteínas.