Formas de diagnosticar doenças cardíacas

Vários testes são usados ​​para diagnosticar doenças cardíacas . Seu médico começará tomando seu histórico médico pessoal e familiar, registrando os sintomas atuais e anteriores e fazendo exames laboratoriais e um eletrocardiograma. Com base nos resultados da avaliação e dos testes, seu médico pode solicitar outros testes.

Alguns desses testes não são invasivos, o que significa que nenhum instrumento é inserido no corpo. Outros testes são invasivos e requerem a inserção de instrumentos no corpo.

Testes laboratoriais

Os exames laboratoriais incluem exames de sangue para determinar o risco de doença cardíaca e também para avaliar outros sistemas do corpo que podem afetar a saúde cardiovascular.

O sangue é retirado de uma veia do seu braço. Alguns testes requerem jejum de 12 horas, mas a maioria não apresenta restrição alimentar.

Exames de sangue para doenças cardíacas:

  • Perfil lipídico O perfil lipídico inclui:
  • Colesterol total
  • LDL (lipoproteína de baixa densidade), o chamado colesterol “ruim”
  • HDL (lipoproteína de alta densidade), o chamado colesterol “bom”
  • Triglicerídeos
  • Lipoproteína (a) ou Lp (a) A
  • lipoproteína (a) é um tipo especial de proteína contendo lipídios. Seus genes, não a dieta ou os exercícios, desempenham o papel principal na determinação do seu nível de Lp (a).
  • Proteína C reativa (CRP). O fígado produz a proteína C reativa (CRP) como parte da resposta do corpo a lesões ou infecções. A inflamação desempenha um papel central no processo de aterosclerose, em que depósitos de gordura obstruem as artérias. Os resultados do teste de CRP combinados com outros resultados de exames de sangue e fatores de risco para doenças cardíacas ajudam a criar um quadro geral da saúde do seu coração.
  • Homocisteína. Seu corpo usa homocisteína para produzir proteínas e para construir e manter os tecidos. No entanto, o excesso de homocisteína pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrame. A homocisteína geralmente é solicitada para pessoas com alto risco de desenvolver doenças cardíacas ou com histórico conhecido de doenças cardíacas. Também é usado para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, mas sem outros fatores de risco conhecidos.
  • Exames de sangue para outros sistemas corporais
  • Hemograma completo (CBC). O CBC é uma série de testes que medem os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
  • Níveis de sódio e potássio Os níveis de sódio e potássio são medidos para detectar um problema com eletrólitos nos fluidos corporais.
  • O nitrogênio da uréia no sangue e creatinina
  • O nitrogênio da uréia no sangue e a creatinina são medidos para verificar a função renal.
  • Glicose em jejum A glicose em jejum é realizada para diagnosticar diabetes ou pré-diabetes.
  • ALT e AST. ALT e AST são realizados para detectar inflamação ou dano ao fígado.
  • TSH. TSH é medido para verificar a função da tireoide.

Testes Não Invasivos

Eletrocardiograma

Um eletrocardiograma (EKG ou ECG) é uma medida gráfica da atividade elétrica do coração. Existem padrões específicos no EKG que seu médico procura para determinar se há anormalidades como fibrilação atrial (um ritmo anormal) ou ataque cardíaco novo ou antigo.

Durante o teste, você ficará deitado em uma mesa de exame enquanto uma máquina de eletrocardiógrafo registra as informações. Você será preso ao eletrocardiógrafo por adesivos em seu tórax que são conectados a fios que conduzem à máquina. O teste leva menos de cinco minutos.

Ecocardiograma

Um ecocardiograma (“eco”) é um ultrassom do coração. Uma pequena sonda como um microfone, chamada transdutor, é colocada no tórax em vários lugares. As ondas de ultrassom enviadas pelo transdutor refletem em várias partes do coração. Um computador na máquina determina o tempo que a onda sonora leva para retornar ao transdutor e gera uma imagem com os dados.

Durante o teste, você ficará deitado de costas ou com o lado esquerdo em uma maca por cerca de 45 minutos enquanto as fotos estão sendo gravadas. O ecocardiografista analisará as fotos antes de enviar você para casa para ter certeza de que todas as informações necessárias foram obtidas.

EKG de estresse ou ecocardiograma

Os testes de estresse são realizados para verificar o desempenho do coração sob estresse físico. O coração pode ser estressado com exercícios em uma esteira ou, em alguns casos, com uma bicicleta. Se uma pessoa não pode se exercitar em uma esteira ou bicicleta, podem ser usados ​​medicamentos para aumentar a freqüência cardíaca, simulando as reações normais do coração aos exercício.

Durante o teste de esforço, você usará condutores e fios de EKG enquanto se exercita para que os sinais elétricos do seu coração possam ser registrados ao mesmo tempo. Sua pressão arterial é monitorada durante todo o teste. O teste de esforço pode ser realizado em conjunto com o ecocardiograma, descrito acima.

Teste de Estresse Nuclear

Os testes de estresse nuclear têm dois componentes: teste de esforço em esteira (ou químico) e varredura do coração após a injeção de um material radionuclídeo. Este material tem sido usado com segurança por muitos anos para determinar a quantidade de sangue que o músculo cardíaco está recebendo durante o repouso e estresse. A varredura é feita com uma câmera nuclear.

Ultrassom Carotídeo

O ultrassom da carótida é feito para avaliar o risco de acidente vascular cerebral . O ultrassonografista pressiona o transdutor suavemente contra os lados do pescoço, o que envia imagens das artérias para a tela do computador para que o técnico as veja. O técnico monitora o fluxo sanguíneo através das artérias carótidas em ambos os lados do pescoço para verificar se há estenose.

Durante o exame, você deita de costas na mesa de exame e uma pequena quantidade de gel quente é aplicada na pele. O teste geralmente leva cerca de 15 a 30 minutos.

Ultrassom abdominal

Seu médico também pode querer que você faça uma ultrassonografia abdominal para rastrear um potencial aneurisma da aorta abdominal. O ultrassonografista pressiona o transdutor contra a pele sobre o abdome, movendo-se de uma área para outra. O transdutor envia imagens para uma tela de computador que o técnico monitora. O técnico monitora o fluxo sanguíneo pela aorta abdominal para verificar se há um aneurisma.

Durante o exame, você deita-se de costas na mesa de exame e uma pequena quantidade de gel quente é aplicada no abdome. O teste geralmente leva de 20 minutos a uma hora.

Monitor holter

Um monitor Holter é uma máquina pequena e portátil que você usa por 24 a 48 horas. Ele permite o registro contínuo de seu EKG conforme você realiza suas atividades diárias. Você será solicitado a manter um registro diário de suas atividades e sintomas. Este monitor pode detectar arritmias que podem não aparecer em um EKG em repouso que registra apenas por alguns segundos.

Gravador de Eventos

Um gravador de eventos (gravador de loop) é um pequeno monitor transtelefônico portátil que pode ser usado por várias semanas. Este tipo de gravador é bom para pacientes cujos sintomas são pouco frequentes

O monitor ‘faz um loop’ em uma gravação de dois a cinco minutos em sua memória, que é continuamente substituída. Ao sentir os sintomas, você pressiona um botão de ‘registro’ no monitor, que armazena uma faixa de correlação de EKG. As gravações são telefonadas para uma estação de monitoramento 24 horas e enviadas por fax diretamente para o seu médico.

Testes Invasivos

Cateterismo cardíaco e angiografia coronária
O cateterismo cardíaco é um procedimento comum que pode ajudar a diagnosticar doenças cardíacas. Em alguns casos, o cateterismo também é usado para tratar doenças cardíacas, abrindo artérias bloqueadas com angioplastia com balão e colocação de stent.

O cateterismo cardíaco pode mostrar:

Se os vasos sanguíneos do seu coração se estreitaram.
Se o seu coração está batendo normalmente e o sangue está fluindo corretamente.
Se as válvulas do seu coração estão funcionando normalmente.
Se você nasceu com alguma anormalidade cardíaca .
Se as pressões no coração e nos pulmões forem normais. Caso contrário, o cateterismo pode ajudar a avaliar o problema.
Durante o cateterismo, o cardiologista insere um tubo longo e flexível denominado cateter em um vaso sanguíneo, seja através da artéria do punho ou da virilha, e o guia suavemente em direção ao coração sob a orientação de raios-X. Depois que o cateter estiver no lugar, raios-X e outros testes são feitos para ajudar o médico a avaliar se as artérias coronárias estão bloqueadas e se o coração está funcionando bem.

Às vezes, também pode ser necessário inserir um pequeno cateter em uma veia para permitir a medição de pressões específicas no coração e nos pulmões. Este procedimento pode ser feito através de uma veia do pescoço, veia do braço ou veia da virilha.

Estudo Eletrofisiologia

Um estudo eletrofisiológico (EP) é um registro da atividade elétrica do coração. Este teste ajuda o médico a determinar a causa do seu distúrbio do ritmo (arritmia) e o melhor tratamento. Durante o teste, o médico pode reproduzir a arritmia com segurança e, em seguida, administrar certos medicamentos para ver qual a controla melhor.

Um estudo EP é realizado no Laboratório de Eletrofisiologia , onde você se deitará em uma mesa de raios-X. Tal como acontece com um cateterismo cardíaco, o médico insere um tubo longo e flexível – um cateter de eletrodo – em um vaso sanguíneo, geralmente na virilha.

Existem estágios em um estudo de EP:

Registro dos sinais elétricos do coração para avaliar a função elétrica.
Estimular o coração para ativar certos ritmos anormais para observação sob condições controladas.
Em alguns casos, um procedimento de ablação é realizado ao mesmo tempo para destruir o tecido anormal que pode estar causando a arritmia.
Os especialistas médicos da UCSF Health revisaram essas informações. É apenas para fins educacionais e não se destina a substituir o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde. Nós o encorajamos a discutir quaisquer dúvidas ou preocupações que possa ter com seu provedor.

Realize seus exames de laboratório aqui no Hospital Saint Patrick, temos as melhores condições e atendimento diferenciado!

Outras notícias

Compartilhe esta notícia

Portal de resultados de exames

Precisa de ajuda?
Pular para o conteúdo