O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes que está afetando o mundo hoje e é necessária maior ênfase na prevenção e no diagnóstico. Os riscos de complicações do diabetes são muito piores se o indivíduo com tendência ao diabetes por vários motivos não for diagnosticado e tratado adequadamente.
Essas complicações incluem doença cardíaca prematura e acidente vascular cerebral, cegueira, amputações de membros e insuficiência renal. Os sintomas do diabetes podem não ser óbvios por um longo período de tempo durante o qual a condição pode piorar.
É exatamente por isso que o diagnóstico precoce do pré-diabetes é importante para que os pacientes tomem conhecimento de sua condição e ajam antes que ela piore e evitem as complicações mais graves que podem diminuir a qualidade de vida. Pré-diabetes é uma condição em que alguém tem níveis de glicose no sangue acima da média, que não são altos o suficiente para ser diagnosticado com diabetes tipo 2. Se o nível de glicose no sangue em jejum estiver entre 100mg / dL e 125mg / dL, é considerado pré-diabetes. Se isso não for tratado, o pré-diabetes pode progredir facilmente e os indivíduos pré-diabéticos acabarão por desenvolver diabetes tipo 2.
Embora a progressão demore muitos anos, o pré-diabetes em si apresenta um risco aumentado de desenvolvimento de doenças microvasculares e macrovasculares e suas complicações e ainda é um fator de risco para o desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2. Ao identificar pacientes com pré-diabetes e iniciar intervenções precoces no estilo de vida e / ou tratamentos farmacológicos, a progressão pode ser retardada ou, em alguns casos, até mesmo evitada. No início do diagnóstico, é mais fácil reverter a condição e reduzir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 completo.
Os fatores de risco para pré-diabetes incluem dieta pobre, tabagismo, baixa atividade física, excesso de peso, estresse, histórico de diabetes gestacional e histórico familiar de diabetes.
Os programas intensivos de modificação do estilo de vida (dieta, exercícios e atividade física) reduzem a incidência de diabetes entre as pessoas detectadas no início da triagem, com benefícios colaterais sobre os fatores de risco cardiovascular. Alguns dos testes que podem ajudá-lo na detecção precoce do diabetes são:
- O teste de açúcar no sangue em jejum é feito com o estômago vazio e o resultado normal varia entre 70 e 99 mg / dl.
- O teste de açúcar no sangue aleatório é feito em um horário aleatório durante o dia, e qualquer leitura de até 125 mg / dl é considerada normal, mas varia de acordo com o que foi consumido pela última vez e quando.
- O teste de açúcar no sangue pós-prandial é feito duas horas após uma refeição adequada. Se os níveis de glicose estiverem normais, a leitura não deve ultrapassar 140 a 145 mg / dl.
- O teste A1C, também conhecido como teste de glico hemoglobina, fornece uma leitura dos níveis médios de glicose no sangue nos últimos três meses. Uma leitura normal varia de 4% a 6%.
O pré-diabetes detectado na tela pode ser tratado com intervenção no estilo de vida e / ou farmacoterapia. Há evidências de estudos robustos que apóiam a eficácia de cada uma dessas terapias. Das duas, a intervenção no estilo de vida parece ser mais eficaz.