Dicas para fazer seu autoexame de mamas

O que é um autoexame das mamas?

O autoexame das mamas é uma técnica de rastreamento que você pode fazer em casa para verificar se há caroços nas mamas.

Um autoexame da mama pode ajudar a triagem de:

  • tumores
  • cistos
  • outras anormalidades nos seios

O autoexame da mama já foi considerado um bom processo de rastreamento do câncer de mama. Agora, um autoexame é considerado menos eficaz do que outras técnicas, como mamografias regulares. Isso levou grupos, como a American Cancer Society , a considerar o autoexame da mama opcional.

No entanto, o autoexame das mamas ajuda você a se familiarizar com o formato, o tamanho e a textura de suas mamas. Isso é importante porque pode ajudá-lo a determinar se o que está sentindo é normal ou anormal. Sempre que sentir uma anormalidade na mama, informe o seu médico.

Como se preparar para um autoexame da mama

A melhor época para fazer um autoexame das mamas é alguns dias após o término do seu ciclo menstrual mensal. As alterações hormonais podem afetar o tamanho e a textura dos seios, portanto, é melhor fazer o exame quando os seios estiverem normais.

As mulheres que não menstruam devem escolher um determinado dia para fazer o exame, como o primeiro dia de cada mês.

Você também deve manter um diário de seus exames. Isso ajudará você a rastrear e registrar todas as alterações que você notou em seus seios.

Como fazer um autoexame das mamas

Comece ficando de topless na frente de um espelho com as mãos ao lado do corpo.

Inspecione visualmente seus seios para o seguinte:

  • mudanças no tamanho, forma ou simetria
  • ondulação
  • mamilos invertidos
  • franzido
  • cristas assimétricas na parte inferior

Verifique esses sinais com as mãos ao lado do corpo. Depois, com os braços acima da cabeça, e novamente ao levantar um seio de cada vez.

  • Usando as pontas dos dedos, não as pontas, inspecione seus seios enquanto deita e toma banho. A água e o sabão do chuveiro permitirão que seus dedos deslizem facilmente sobre a pele.
  • Usando pressão variada e sem pressa, massageie os dedos sobre os seios em um padrão espiral, começando no mamilo. Faça o seu caminho até o topo do seu peito perto da clavícula, para o centro perto do seu esterno e para os lados perto das axilas. Faça isso colocando um braço sobre a cabeça enquanto massageia o seio com a outra mão.
  • Por último, aperte suavemente os mamilos para verificar se há secreção.

Riscos de um autoexame das mamas

Não há risco médico envolvido em um autoexame das mamas. Encontrar um nódulo na mama pode ser alarmante, mas a maioria dos nódulos mamários não é maligna ou cancerosa. Eles são normalmente causados ​​por outras condições benignas.

O autoexame das mamas também tem sido associado ao aumento de biópsias mamárias desnecessárias , que são procedimentos que envolvem a remoção cirúrgica do tecido mamário.

Como a maioria das anormalidades no tecido mamário não é cancerosa, os procedimentos cirúrgicos extras colocam as mulheres em risco de complicações raras, como sangramento e infecção.

Depois de um autoexame das mamas

Se você encontrar um caroço ou anormalidade, não entre em pânico. Lembre-se de que a grande maioria das anomalias mamárias são benignas ou não cancerosas.

Além do câncer, os caroços da mama podem ser causados ​​por:

  • fibroadenoma , que é um tumor benigno do tecido mamário
  • doença fibrocística da mama , que é seios doloridos e protuberantes causados ​​por alterações hormonais
  • papiloma intraductal , que é um pequeno tumor benigno dos dutos de leite
  • necrose da gordura mamária , que se refere a caroços formados por tecido adiposo machucado, morto ou ferido

Isso não significa que você deve ignorar um caroço ou anormalidade. Se você encontrar um caroço, marque uma consulta com seu médico para que sua mama seja examinada por um profissional.

Outras notícias

Compartilhe esta notícia

Portal de resultados de exames

Precisa de ajuda?
Pular para o conteúdo