Um antioxidante pode ser definido como uma substância que obstrui o processo de oxidação e elimina os agentes oxidantes potencialmente prejudiciais nos organismos vivos.
O que são radicais livres?
Os radicais livres são substâncias que se formam constantemente devido ao metabolismo. Eles são essenciais para o funcionamento ideal do corpo humano e importantes para a sobrevivência. Uma das funções que os radicais livres fornecem ao corpo é o suporte ao sistema imunológico para matar as bactérias que podem nos infectar.
Antioxidantes e radículas livres, se presentes em uma quantidade equilibrada em seu corpo, podem ajudar a melhorar o funcionamento do seu sistema imunológico, mantendo você saudável e em forma. Assim, é muito importante que os antioxidantes e radicais livres trabalhem em harmonia e tenham o equilíbrio perfeito.
A interrupção desse equilíbrio pode causar problemas no funcionamento do corpo. Quando os radicais livres superam os antioxidantes em seu corpo, isso causa um estado de estresse oxidativo. As atividades que causam o estresse oxidativo são o tabagismo e o excesso de exercícios. Condições ambientais como alta poluição, exposição à radiação e excesso ou falta de oxigênio também podem causar estresse oxidativo.
Se alguém sofre de estresse oxidativo por muito tempo, ele pode causar doenças cardiovasculares ou mesmo certos tipos de câncer. Também é conhecido por retardar o processo de envelhecimento
Tipos de antioxidantes
Existem duas categorias de antioxidantes, a saber, antioxidantes solúveis em água e antioxidantes solúveis em gordura.
Sob essas categorias, você encontrará três tipos de antioxidantes, que são:
Vitamina C – é um nutriente alimentar essencial. É o antioxidante solúvel em água mais importante.
Vitamina E – Esta vitamina protege a membrana celular dos danos oxidantes. É o antioxidante solúvel em gordura mais importante.
Flavonóides – Esses antioxidantes têm muitos efeitos benéficos à saúde e são um tipo de alimento vegetal.
Os antioxidantes são saudáveis? Podem ser consumidos em quantidade ilimitada?
Os antioxidantes são importantes não apenas para a sobrevivência humana, mas também para a sobrevivência de plantas e animais. Os antioxidantes são encontrados em todos os organismos vivos. No entanto, muito de qualquer coisa não é bom. Os antioxidantes devem ser consumidos regularmente, mas o consumo excessivo de antioxidantes pode causar efeitos tóxicos. Na verdade, a alta ingestão de antioxidantes pode promover danos oxidativos em vez de evitá-los.
Alguns estudos mostraram que, em casos graves, altas doses de antioxidantes podem colocar a vida das pessoas em perigo. Caso você tenha um baixo nível de antioxidantes, é aconselhável aumentar seu nível de antioxidantes consumindo alimentos naturais em comparação com suplementos. Além disso, beber um copo de suco de laranja espremido na hora tem maiores doses de antioxidantes que são mais poderosas do que aquelas em uma bebida suplementar açucarada contendo a mesma quantidade de vitamina.
A melhor e mais saudável estratégia para garantir que você obtenha as quantidades certas de antioxidantes é consumir alimentos ricos em vitaminas como vegetais e frutas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Você sempre pode contar com baixas doses de comprimidos multivitamínicos, caso seja deficiente em uma determinada vitamina ou não consiga seguir uma dieta saudável. É sempre recomendável consultar um médico antes de tomar estes suplementos.
É verdade que um estilo de vida saudável é a chave para uma vida saudável no futuro, mas não há como negar o fato de que os check-ups oportunos são tão importantes para garantir nosso bem-estar no longo prazo.